segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SESSÕES DE INFORMAÇÃO SOBRE CONSUMO


Conforme previsto em Plano de Actividades para 2009, irá realizar-se durante o final deste mês de Fevereiro e o início do mês de Março, sessões de informação (referidas no Plano de Actividades 2009 como Ciclo de Palestras), sobre o Consumo destinadas às Associações de Idosos da Abrunheira e de Manique de Cima e à sua população.


Segue o plano das sessões. Caso esteja interessado apareça, a entrada é livre e gratuita.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Edição Janeiro - Março 2009 - Boletim Começar

Aqui fica (já com algum atraso), a última edição do nosso Boletim.

Boa Leitura!!



















quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PLANO DE ACTIVIDADES 2009

Foi aprovado no passado dia 30 de Janeiro, em reunião plenária, o plano de activades de 2009, desta Comissão, que agora se publica.


INTRODUÇÃO:

Com o objectivo de prossecução do trabalho e dinamização desta CSF iniciados em 2007, surge agora o Plano de Actividades para o ano de 2009.


1. CALENDARIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES DO NÚCLEO EXECUTIVO:


2. PROJECTOS DO NÚCLEO EXECUTIVO:


a) Fórum Comunitário


b) Formação em Gestão Familiar


c) Projecto Girassol - 3.º Campo de Férias Senior


d) Boletim Começar..."


e) Ciclo de Palestras"Os Consumidores Seniores e os Apelos ao Consumo"

Relatório de Actividades 2007/2008

No pasado dia 30 de Janeiro, foi aprovado em reunião plenária desta Comissão Social, o relatório de actividades de 2007/2008, que aqui agora se publica:

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES - PLANO DE ACÇÃO 2007/2008

ÍNDICE


INTRODUÇÃO………………………………………………………………………………………………………2

ACÇÃO 1: Diagnóstico Social………………………………………………………………………………3

ACÇÃO 2: Implementação de Creche Familiar na Freguesia ……………………………3

ACÇÃO 3: Formação em Gestão Familiar …………………………………………………………4

ACÇÃO 4: Banco da Sopa ………………………………………………………………………………….4

ACÇÃO 5: Boletim/Jornal “Começar…” da CSFSPP ………………………………………….4


INTRODUÇÃO


Os anos 2007 e 2008 permitiram um reforço e incremento do trabalho da Comissão Social da Freguesia de São Pedro de Penaferrim.


No que diz respeito às reuniões do Núcleo Executivo foram realizadas:

- Em 2007, 10 reuniões ordinárias
- Em 2008, 9 reuniões ordinárias e 1 extraordinária.

No que diz respeito às reuniões plenárias foram realizadas:

- Uma em 2007 (26/10/2007), na qual participaram 11 entidades, das 20 que fazem parte do plenário. Foram ainda convidadas, a título extraordinário e por serem potenciais parceiras, 12 instituições e empresas, das quais compareceram uma (Wurth).



O Plano de Acção foi estruturado em torno de 5 acções, as quais serão, neste relatório, objecto de avaliação.

ACÇÃO 1: Diagnóstico Social


Face à informação de que o CLAS (Conselho Local de Acção Social), se encontra a recolher informação no âmbito da actualização do Diagnóstico Social do Concelho de Sintra, e que os dados recolhidos serão tratados por Freguesia e devolvidos às Comissões Sociais das Freguesias, considerou-se pouco oportuno duplicar esforços no sentido de elaborar o Diagnóstico Social da Freguesia de S. Pedro.

Sendo que os dados recolhidos pelo CLAS são de natureza quantitativa, considerou-se pertinente a realização de um Fórum Comunitário, para recolha e discussão de dados qualitativos relativos à Freguesia.

O Fórum, após programação, agendamento e convite às diferentes entidades da Freguesia, consideradas privilegiadas no trabalho social, não se realizou por falta de adesão. Das 40 entidades convidadas, apenas 7 se inscreveram para participar no Fórum.

Mantendo-se a convicção deste Núcleo, de que o Fórum é um instrumento privilegiado de recolha de informação, está previsto, em Plano de Actividades para 2009, a tentativa de concretização do mesmo.



ACÇÃO 2: Implementação de Creche Familiar na Freguesia

Face à inexistência de equipamentos de apoio à 1.ª infância na Freguesia, procedeu-se a uma série de diligências no sentido de criar a resposta “Creche Familiar” na Freguesia.

Uma vez que este tipo de equipamento/resposta não pode ser criado sem o aval da Segurança Social, realizou-se uma reunião com a Técnica responsável por esta área na Segurança Social de Sintra, Dr.ª Graça Frazão.

Nesta reunião formos informados de que tem de existir uma instituição com creche ou berçário, no âmbito territorial da Freguesia, que faça o enquadramento e coordenação das amas e que propicie apoio financeiro, o que não acontece.

Ponderou-se então, a hipótese da resposta ser dada por parte de uma instituição de uma Freguesia vizinha, mas como tal não está contemplado em legislação própria, a Técnica disponibilizou-se para avaliar se isso é possível ou não, não tendo havido qualquer resposta ao solicitado.




ACÇÃO 3: Formação em Gestão Familiar

Destinada a famílias destruturadas e desorganizadas da Freguesia de S. Pedro de Penaferrim, identificadas pelos diferentes parceiros.

A Técnica do Gabinete de Acção Social da Junta de Freguesia, procedeu à elaboração do manual de formação, que servirá de base à acção que se pretende levar a cabo no âmbito da formação em gestão familiar.

Posteriormente, o manual foi aprovado em Núcleo Executivo, passando-se à fase de captação de parceiros, que integrarão a equipa de formadores.

Inicialmente programada para o mês de Novembro de 2008, dados os constrangimentos relativos à equipa formativa, optou-se por adiar a formação para 2009.


ACÇÃO 4: Banco da Sopa

Projecto não concretizado devido à inexistência de recursos financeiros para fazer face às despesas com aquisição de equipamento de cozinha e funcionário de apoio ao projecto.


ACÇÃO 5: Boletim/Jornal “Começar…” da CSFSPP

Com o objectivo de divulgar as acções e projectos na Freguesia, o primeiro número do Boletim, em edição especial, aconteceu em Dezembro de 2007.

Colocou-se como objectivo uma periodicidade trimestral. A qual foi cumprida.

Foram publicados 4 boletins em 2008, e uma edição especial em Dezembro de 2008.

De realçar a importância da participação das instituições que contribuíram com os artigos, pois sem eles, não seria possível concretizar esta acção.

A par do boletim, e prosseguindo não só os objectivos de divulgação das acções e projectos na Freguesia e também do próprio trabalho do Núcleo Executivo, foi criado e lançado em Fevereiro de 2008, o blog da Comissão Social da Freguesia.

BLOG: comissaosocial-spedropenaferrim.blogspot.com

E-MAIL: comissaosocial@gmail







PROJECTO GIRASSOL – CAMPO DE FÉRIAS SÉNIOR

O projecto Campo de Férias Sénior, inicialmente da responsabilidade da Junta de Freguesia e da Associação de Idosos da Abrunheira, passou a fazer parte do Plano de Acção desta CSF, tendo em conta que o mesmo tem subjacente objectivos de parceria comuns à CSF.

Teve a I.ª edição em 2007, com destino a Monte Real, contando com 9 participantes.
A II.ª edição em 2008, com destino a Castelo de Vide, levou 37 participantes.



Aprovado por unanimidade em reunião de Núcleo Executivo de 05/12/2008

Aprovado por unanimidade em reunião Plenária de 30/01/2009